Toggle menu
MÁRIO PRIMO
PORTUGAL
Coordenador da Ajagato
Site: http://www.gatosa.net/
Coordenador da Ajagato. Mestre em Dramaturgia e Encenação pela Universidade de Évora. Dedica-se ao Teatro na Escola desde 1983. Fundou em 1988 o grupo de teatro GATO SA com o qual realizou mais de trinta encenações. Fundou em 1999 a AJAGATO onde é responsável pelos seus projetos, nomeadamente a Mostra Internacional de Teatro de Santo André, a revista cultural Cena’s, o projeto LITORAL EmCena, entre muitos outros.
Douglas R. Novais
BRASIL
É Doutor, Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. Ator e coordenador do grupo Os Geraldos. Foi coordenador e professor do Curso Técnico em Teatro do Conservatório Carlos Gomes, Campinas/SP, professor da pós-graduação em gestão cultural do SENAC - SP e da pós-graduação em Teatro, Dança e produção cultural da USC - Universidade do Sagrado Coração. De 2013 a 2019, foi assistente de Curadoria do Projeto Ademar Guerra, do governo do Estado de São Paulo e atualmente é também consultor pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos.
Marcelo Gomes
Brasil
Ator, diretor de teatro e audiovisual - São Paulo - SP – Brasil
É diretor de produção e ator. Teve seus estudos de extensão de teatro na Dinamarca no Odin Teatret com Eugênio Barba e sua Cia. Atuou em palcos e telas com Nicette Bruno, Laura Cardoso, Lima Duarte. Produziu projetos nacionais e internacionais de teatro, cinema e eventos, com Regina Duarte, Anitta, Alok, Romero Britto. É Diretor Artístico da escola de Samba Leandro de Itaquera. Produziu na Alemanha, Estados Unidos, Londres, Tailândia, Portugal e Itália. Produz e apresenta o ECOCINE (Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos).
Laerte Késsimos
Brasil
Ator e Artista Visual - São Paulo - SP - Brasil
É ator e artista visual. Optou por São Paulo como residência, desde 2001. Na capital paulista fez parte do elenco da Cia de Teatro Os Satyros de 2004 a 2009, onde participou de diversos trabalhos de destaque como “A Vida na Praça Roosevelt”, “Transex” e “Inocência”. Ali também participou do processo de revitalização da Praça Roosevelt. Artista multidisciplinar, atua também como artista visual em diversas áreas, como pintura, escultura, desenho, artes têxteis, bordado, fotografia (still e movimento), cinema e vídeo, dirigindo e editando filmes e vídeos, artes gráficas e motion graphics. Atualmente apresenta seu espetáculo solo SER JOSÉ LEONILSON.
Fernando Galrito
PORTUGAL
Cinema de Animação
Diretor Artístico do Festival de Animação de Lisboa - MONSTRA.
Tem formação em Cinema, Animação e Teatro. Licenciado em Antropologia, MA em Cultura e Tecnologias da Informação, DEA em Animação, Título de Especialista em Realização e Produção de Cinema e Média. Conclui Doutoramento em Comunicação Cultura e Artes | Animação da Tela à Galeria. Leciona Animação, Cinema e Vídeo, Laboratório Criativo de Curadoria na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha | ESAD.CR, nos cursos de Som e Imagem, Artes Plásticas e Programação e Produção Cultural onde tem desenvolvido metodologia pedagógica e de experimentação entre a Imagem em Movimento, as Artes Plásticas e as Artes Performativas.

É professor convidado em várias universidades na Europa, África, América e Ásia. É fundador e Diretor Artístico do Festival de Animação de Lisboa | MONSTRA e da MONSTRINHA desde o ano 2000.

Como investigador explora e desenvolve metodologias pedagógicas formais e não formais da imagem em movimento para públicos infantis, juvenis, universitários e para formadores.

É autor de obras transdisciplinares e transversais a diferentes artes apresentadas em Portugal, e em mais de 50 países na Europa, África, América e Ásia.

Realiza programas, conferências, workshops e comunicações em vários países da Europa e também na Argentina, Brasil, Moçambique, Timor, China, Japão, Cuba sendo também autor de artigos para catálogos e publicações nacionais e internacionais. Coordenou entre 1987 e 2005 o CITEN | Centro de Experimentação em Imagem e Movimento da Fundação Calouste Gulbenkian. No mesmo período foi colaborador e formador do Centro Artístico Infantil da mesma Fundação.

Realiza filmes de animação, documentários e curtas desde a sua juventude, alguns premiados nacional e internacionalmente.

Júri em múltiplos festivais nacionais e internacionais, fundador, colaborador e membro ativo de várias associações e organismos nacionais e internacionais.

Luiz Alberto Cassol
BRASIL
Cinema remoto
Cineclubista, diretor, produtor e roteirista - Santa Maria - RS.
Luiz Alberto Cassol é cineasta e cineclubista. É diretor executivo e fundador da Filmes de Junho Produtora e diretor da Accorde Filmes. Foi presidente do Conselho Nacional de Cineclubes – CNC; Foi diretor do Instituto Estadual de Cinema do RS (IECINE) e da Cinemateca Paulo Amorim. Coordena e é curador do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Dirigiu, produziu e lançou de forma remota o longa documental “Deborah – O Ato da Casa”. Também, de forma remota, criou, dirige e roteiriza com a atriz Deborah Finocchiaro as três temporadas da websérie “Confessionário – Relatos de Casa”. Entre os longas que dirigiu estão “Janeiro 27”, “Edmundo”, “Todos”, “Grandes Médicos” e “Golpe”; e os curtas “Anônimos”, “Faltam 05 Minutos”, “Fome de Quê?”, “Tabaré Inácio”, “Grito” e “Alexandra” e a série “Crítica”. Atualmente trabalha de forma remota em vários projetos entre eles, no curta “Casa de Rio”, que integra o longa “Fronterizos, e nas séries “Misturados” e “Plural”.
Douglas Ferreira
Brasil
Animador, ilustrador e Professor - São Paulo - SP – Brasil
Meu nome é Douglas Alves Ferreira, sou Animador, ilustrador e Professor. Ministro aulas de animação, pintura em aquarela e desenho há quase 20 anos. Sou animador há mais de 25 anos, trabalhei em filmes para cinema como Asterix e os vikings, The Proud Family Movie ( Disney Channel), Uma história de Amor e Fúria, The Little Hippo e Chico e Rita, produção espanhola indicada ao OSCAR em 2012, entre outros. Na televisão trabalhei com comerciais de TV para a Sadia ( com o personagem LekTrek, o franguinho) e também para Kellog's. Itaú e muitos outros. Participei também de trabalhos para a DISNEY, nas séries de TV do Pateta, New Bonkers e Alladin, que foram exibidos no Brasil pelo SBT. Sou também o roteirista e Diretor de curtas metragens premiados como " O menino que sabia Voar", " O vampiro", " A fuga" e o recente "SONHOS", animado em pixilation e animação tradicional. Atualmente desenvolvendo a série de TV " A Baleia Mágica".
Fábio Yamaji
Brasil
Animador Stop Motion Independente - São Paulo - SP - Brasileiro
46 anos, paulistano, formado designer e projetista de arquitetura, atua no Audiovisual como animador, diretor de filmes, fotógrafo e montador. Especialista em stop motion e experimental, também animou 2D, CG e live action. É professor, crítico e cofundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Publicou ensaios em livros sobre Animação e Cinema e escreveu livros didáticos para a LEGO Education. No campo autoral dirige curtas, fotografa em 35mm e faz arte urbana com origamis.
Francisco Nuno Ramos
PORTUGAL
OLP e Google Arts & Culture
Curso de Doutoramento em Educação, especialidade em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Mestrado em História de Arte (Universidade de Lisboa - 1994). Licenciatura em Filosofia (Universidade de Lisboa - 1976).

Fundador do Observatório da Língua Portuguesa.

Director de Serviços de Língua Portuguesa e Intercâmbio Cultural do Instituto Camões: 13/04/98 a 11/09/04.

Director do Centro de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade Central da Venezuela e Docente da Cátedra Fernando Pessoa: 7/09/94 a 31/08/96.

Assistente Convidado do Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: 1/03/1987 a 7/09/94 e de 31/08/96 a 13/04/98.

Leitor de Português e Professor de Cultura Portuguesa na Universidade de Línguas Estrangeiras de Pequim – Pequim, República Popular da China: 23/09/1982 a 30/09/1984.

Professor cooperante e coordenador de Grupo de Investigação sobre a História da Guiné Bissau e Cabo Verde na República da Guiné-Bissau: 18/11/1978 a 30/9/1980.

Site: Observatory of the Portuguese Language, Lisboa, Portugal - Google Arts & Culture

Arnaldo Bataglini
Brasil
Gravador, escultor, desenhista e designer de joias. Arnaldo Baptista de Souza Battaglini (1953: São Paulo, SP). 1975 – Transferiu-se para Londres, Inglaterra, onde realizou diversos cursos ligados às artes visuais. 1976-77 – Estudou pintura, gravura e desenho na Wimbledon School of Art, Londres. 1978 – Estudou história da arte na Middlesex Polytechnic, Londres. 1978-79 – Estudou gravura na Morley College, com Birgit Sköld; e desenho na Sir John Cass School of Art e no Camden Arts Centre, ambos em Londres. 1980 – Retornou ao Brasil. 1981-82 – Estudou no Centro de Estudos e Artes Visuais Aster, com orientação de Regina Silveira e frequentou o ateliê de Sérgio Fingermann , ambos em São Paulo, SP. 1982 – Graduou-se em belas artes. 1984-89 – Foi coordenador do Atelier de Livre Expressão em Artes Plásticas do Museu Lasar Segall; no mesmo período, idealizou e coordenou o I e o II Circuito Atelier Aberto. 1985-88 – Ministrou cursos de desenho e gravura nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade, em São Paulo. 1994 – Criou e coordenou o I Intercâmbio de Artistas Gravadores Brasileiros e Britânicos. 1997 – Elaborou o tapete Arnaldo para a Cia. de Tapetes Ocidentais, São Paulo. 1997-99 – Criou joias de prata para o Cerimonial do Palácio do Itamaraty, em Brasília, DF. 2001 – Coordenou oficina de desenho no Festival de Artes Plásticas de Florianópolis, Florianópolis, SC. 2006 – Recebeu prêmio no I Concurso Nacional de Arte Pública Tridimensional de Guairá, SP.

Como designer de joias, apresentou trabalhos em diversas instituições, entre elas: 1997-99 – Joias em prata para o Cerimonial do Itamaraty, Brasília. 1993-2004 – Joias assinadas, exibidas e comercializadas no Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Brasileira, Fundação Armando Álvares Penteado, todas em São Paulo. Várias de suas obras fazem parte de coleções institucionais, entre as quais o Museu Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, o Museu da Gravura e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba, Museu de Arte de São Paulo e o Museu de Arte Moderna, em São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar, em Fortaleza; e o London Print Studio, em Londres.

Marcos Aurélio Neves Gomes
BRASIL
Artista Plástico - Diadema - SP - Brasil
Ilustrador profissional, artista digital generalista, artista plástico e entusiasta de tecnologias sustentáveis. Trabalha desde 1991 com artes publicadas no mercado publicitário, editorial e científico onde as ilustrações são finalizadas com base - na maioria das vezes - no hiper-realismo com uso de ferramentas digitais e/ou tradicionais. A manutenção da qualidade de seu trabalho é totalmente baseada na prática constante dos fundamentos do desenho. Segue o conceito de que “se pode ser desenhado então pode ser construído”.
Zed Nesti
Brasil
Artista Plástico - São Paulo - SP – Brasil
Zed Nesti nasceu no Rio de Janeiro em outubro de 1969. Artista plástico que trabalha fundamentalmente com desenhos, gravuras e pinturas. Entre suas exposições incluem “Memorial do Desenho” - MAC Museu de Arte Contemporânea de São Paulo 2019-2020, 46º Chapel Art Show 2018 SP, “Metrópole, uma experiência paulistana” - Pinacoteca do Estado de SP 2017, “Art Night Walk” Galeria Bolsa de Arte 2017 SP, "É Tudo Pintura" Galeria Aura 2017 SP, Feira de Design MADE 2017 SP, “Coletiva de Acervo” Galeria Bolsa de Arte 2016 SP, “Pra inglês ver” - Galeria Bolsa de Arte São Paulo 2015, Zed Nesti + Fabio Zimbres - Galeria Bolsa de Arte Porto Alegre 2014, “Programa de Exposições CCSP” Centro Cultural São Paulo 2014, “Salão dos Artistas Sem Galeria” - Galeria Zipper SP 2014, “International Painting Symposium” Mersim University Turquia 2013, “Zed Nesti Pinturas 2011-2013” Clube Noir SP 2013, 41 Salão de arte contemporânea Luiz Sacilotto (prêmio aquisição) São Paulo 2013, “Mediações” Galeria Motor” Shirley Paes Leme Atelier SP 2010, “FoFb” Arthur M Berger Gallery New York 2010, Galeria Fulô, Trancoso Bahia 2009, "Só para maiores" Galeria Miniloft 2009, “8 Emerging artists” Galerie SHO Tokyo 2009, Feiras de Arte SP Arte, Tokyo Art Fair e KIAF-Korea International Art Fair.
Luis Bandeira
PORTUGAL
Produtor
20 anos ligado à música profissionalmente. Primeiro como jornalista, depois como assessor de imprensa, agente e manager de artistas nacionais e internacionais. 20 anos a divulgar o melhor que se faz da música nacional e internacional. 20 anos a ajudar na criação de artistas, fenómenos mediáticos, carreiras profissionais. 20 anos é tempo. Algum tempo apenas. Muitos mais hão-de chegar. Muito mais há a fazer. Sony Music Portugal, Musicativa e Naked [editoras por onde passei/fundei], Influenza e Beware! [agências de comunicação que ajudei a criar] e Pinuts [agência e promotora de artistas nacionais e internacionais que criei em 2015]
Anabela Cunha
BRASIL - PORTUGAL
Diretora e fundadora do Connecting Dots - Brasil - Portugal
Background como musicista e carreira no setor da saúde, com MSc em Estratégia e Liderança em Novas Práticas pela London SouthBank University.

Fundadora da empresa CONNECTING DOTS em 2016 com base em São Paulo (Brasil) e Porto (Portugal).

Realiza promoção de parcerias internacionais e intercâmbio entre um variado grupo de agentes culturais, estabelecendo conexões entre diferentes países e culturas. Desenvolve projetos dentro das diversas indústrias criativas, explorando o mercado brasileiro com foco na exportação e também o mercado artístico internacional com interesse no Brasil.

Curadora e produtora artística passou realização inúmeros projetos em salas e eventos de renome nacional e internacional como a Sala São Paulo, Bienal de São Paulo, SPFW, Casa da Música, Montreux, SXSW entre outros.

Nina Castro
Brasil - Paraguai
Cantora - São Paulo - SP - Brasil/ Assunção - Paraguai
Cantora brasileira, Percussionista Popular e Professora de Técnica Vocal, é a principal expoente da Música Brasileira no Paraguai. Desde 2010, realiza Ciclos de Concertos Sazonais no Teatro Tom Jobim, do Teatro Municipal de Assunção. Natural de São Vicente - Estado de São Paulo (Brasil). Nina começou a cantar antes de aprender a falar, porque essa é a sua essência naturalmente. Aos 2 anos canto nos braços do conceituado Erasmo Carlos (dupla do Roberto Carlos). Ainda criança participou da Fanfarra da Cidade de Tarabaí onde se dedicou aos instrumentos de sopro. Aos 15 anos iniciou sua carreira profissional como cantor.
Mere Oliveira
Brasil
Mezzo-soprano - Taubaté - SP - Brasil
Dona de uma voz potente e aveludada, o mezzo-soprano Mere Oliveira é também uma ativista pela Cultura e por seus trabalhadores. Premiada em diversas competições de canto lírico no Brasil, Argentina, Uruguay e Peru, atuou em 38 récitas no papel título da Ópera Carmen. Em seu repertório estão Amnéris da Ópera Aída, Ulricha em Un Ballo in Maschera, Maddalena em Rigoletto e Prezziosila em La Forza del destino de G. Verdi, Dalila de Sansão e Dalila de C. Saint-Säens, Zita em Gianni Schicchi, La Zia Principessa em Suor Angelica e Frugola em Il Tabarro de G. Puccini, entre outros. Dentre seus trabalhos estão, a interpretação de Adalgisa em “Norma” e Laura em “La Gioconda”em Buenos Aires; Paula em Florencia no Amazonas de Daniel Catán no Festival Amazonas de Ópera e Lola em Cavalleria Rusticana no Teatro Municipal de São Paulo. Seu repertório sinfônico solista estreado inclui a 9ª Sinfonia de Beethoven, 2ª Sinfonia de Mahler, Alexander Nevsky de Prokofiev, Alto Rapsódia de Brahms e o Réquiem de Verdi. Estudou com Teresa Berganza, Luisa Giannini e Graciela Araya. Realizou duas turnês europeias com o violonista André Simão, é bacharel em Comunicação Social, Especializada em Performance Vocal, Licenciada em Música e pós-graduanda em Canto. É professora e diretora, tendo dirigido mais de cem espetáculos. Compõe o elenco da agência internacional Ópera Atelier Artists, com a harpista Talita Martins forma o Duo Laudes; é coordenadora do Sistema de Corais do Município de Taubaté, diretora do Ópera Studio do Vale e Coordenadora do curso de Pós graduação em Canto da Alpha-Facec de Vitória - ES.
Prof. Dr. Paulo Faustino
PORTUGAL
PhD & Post.Doc
Paulo Faustino é professor na Universidade do Porto e professor convidado em universidades estrangeiras (China, Suíça, Rússia e Brasil).

Co-director do Journal of Creative Industries and Cultural Studies; e Fundador Media XXI: www.mediaxxi.com (Formalperss, Lda).

Trabalhou cerca de 20 anos em cargos relevantes na indústria de Média e Editorial; e tem liderado projetos científicos e trabalhos de consultoria para várias instituições públicas e privadas: Ex: Banco Mundial, Entidade Reguladora dos Media Portugueses, Governo Português, Comissão Europeia. Foi Secretário-Geral da Confederação Portuguesa dos Media; Consultor do Governo Português para a área dos Media; Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa. Paulo Faustino foi Presidente do Observatório da Comunicação, e membro do Conselho de Administração do Centro de Formação Profissional em Jornalismo (Portugal). É doutorado e pós-doutorado em Indústrias de Média e Criativa. A sua investigação centra-se nas áreas de Marketing, Gestão, Economia, Empreendedorismo, Inovação, Regulação e Políticas Públicas aplicada ao setor dos media e criativo. Foi presidente da Internacional Media Management Academic Association – IMMAA. É membro do Conselho de Opinião da RTP (Operador Público de Televisão, em Portugal).

José Mauro Gnaspini
BRASIL
Doutor em Direito e Mestre em Comunicação e Artes - Criador da Virada Cultura de São Paulo – São Paulo - SP
Atual Diretor de Arte e Cultura da Amigos da Arte, foi Diretor da Virada Cultural em suas dez primeiras edições, foi também coordenador de eventos públicos como o SPnaRua, Quebrada Cultural, Aniversário da Cidade, Piano na Praça, Natal Iluminado, bem como da nova regulamentação do Carnaval de Rua de São Paulo. Músico, advogado, artista e consultor, tem mestrado em Cinema pela ECA-USP e doutorado em Direito-USP pelo Largo São Francisco
Ariane Porto
Brasil
Diretora de Audiovisual e Teatro, roteirista, atriz e produtora, criadora do Festival de Cinema Ambiental ECOCINE, Doutora em Comunicação e Artes - ECA/USP - São Paulo - SP - Brasil
Diretora e produtora de filmes e séries de TV brasileiros. Doutora em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, e com o pós doutorado na mesma área, é professora do Instituo de Artes da Universidade de Campinas. Realizou diversos projetos de audiovisual com renomados artistas e profissionais brasileiros. Destaca-se sua produção executiva filme “Vlado, 30 Anos Depois” de João Batista de Andrade, o roteiro e a produção de “Topografia de Um Desnudo” de Teresa Aguiar, o roteiro adaptado e direção de “O Crime da Cabra”.

Ariane também é idealizadora, produtora e diretora executiva do ECOCINE, festival de cinema ambiental e direitos humanos, o primeiro do gênero na Brasil com 28 anos de existência, também foi convidada como jurada e curadora de renomados festivais internacionais como Mar del Plata, na Argentina, e Cinema Brasil, em Tóquio.

Recentemente, ela foi premiada por sua direção em Jadzia no Independent Short Awards Los Angeles (agosto de 2020), o filme é uma narrativa poética do olhar de Jadzia para sua prisão no campo de concentração nazista em Ravensbruck. Atualmente, Ariane dirige um documentário sobre os 90 anos do ator Lima Duarte.

Ivam Cabral
Brasil
Diretor de Teatro, Fundador do grupo Satyrus, ator e dramaturgo, Doutor em Pedagogia do Teatro e Mestre em Artes Cênicas - ECA/USP - São Paulo - SP - Brasil
Ator, diretor e dramaturgo, tem dedicado sua carreira às artes do palco. Doutor em Pedagogia do Teatro e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, é cofundador, ao lado de Rodolfo García Vázquez, da Cia. de Teatro Os Satyros. Como ator e dramaturgo, recebeu inúmeros prêmios e escreveu dezenas de textos, tendo sido traduzido para o espanhol e o alemão. Lançou, em 2006, o livro “O Teatro de Ivam Cabral — Quatro Textos para um Teatro Veloz”, pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo; e, em 2010, foi indicado ao Prêmio Jabuti. Também escreve para cinema e TV, tendo assinado os roteiros de “A Noiva” e “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura. Atualmente, acumula o cargo de diretor executivo da SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco.
Embaixador Lauro Barbosa da Silva Moreira
Brasil
Para além de suas inúmeras atividades profissionais de Diplomata de Carreira ao longo de 47 anos, o Embaixador Lauro Moreira foi sempre um militante da causa cultural e artística, dedicando-se às artes cênicas (ator, diretor e autor), ao cinema (documentarista) e à fotografia (premiado em concursos nacionais). Em todos os postos diplomáticos por onde passou - Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa - devotou-se com afinco à promoção das artes e da cultura de seu país.

Em 1998 lançou o CD duplo Mãos Dadas, onde interpreta poetas de todos os países da Língua Portuguesa e, em 2005, gravou o histórico álbum de CD Manuel Bandeira: o Poeta em Botafogo; em 2008, lança um álbum duplo interpretando poemas de Marly de Oliveira. Esses três CDs foram também apresentados em espetáculos realizados em várias cidades e instituições culturais do Brasil, Portugal e Cabo Verde, inclusive no Teatro da ABL, no Rio de Janeiro. Em 2015 lançou o DVD Mãos Dadas, onde introduz e recita obras de 19 dos mais importantes poetas da Língua Portuguesa. Em 2013, participa como ator no longa-metragem de Alberto Araújo Vazio Coração, ao lado de Murilo Rosa, Lima Duarte e Bete Mendes, entre outros. Em 2019 realiza como ator único e consultor cultural o filme Volta à Casa Paterna, integralmente filmado em Portugal, também sob a direção de Alberto Araújo.

Criou também, em 1999, o Grupo Solo Brasil, para apresentar o espetáculo por ele escrito Uma Viagem através da Música do Brasil, onde procura mostrar o que há de mais representativo na música brasileira do século XX. O grupo já esteve em 20 países e em dezenas de cidades brasileiras, alcançando sempre um marcante sucesso. Em 2020 lança o livro de memórias Quincasblog: Meus Encontros.

Entre inúmeras distinções honoríficas, Lauro Moreira, recebeu a Gran-Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha, a Gran- Cruz da Ordem de Rio Branco e a da Ordem do Infante Dom Henrique, de Portugal, além do Colar Hassan-Al-Alauí, do Reino do Marrocos. Em 2009, ao corooar sua longa Carreira a serviço da Diplomacia brasileira, no Posto de Embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, foi agraciado pelo Movimento Internacional Lusófono com o título de Personalidade Lusófona do Ano. Em 2011 recebeu especial homenagem da Câmara Municipal de Odivelas, em Lisboa, ao se inaugurar em praça pública uma placa em que foi distinguido com o título de Príncipe da Lusofonia. Em 2016, foi distinguido ex aequo com o Prêmio José Aparecido de Oliveira, da CPLP, pelos serviços prestados à causa da Lusofonia.

João Lindolfo
BRASIL
Doutor em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987). Pós-graduado em Mediação Transformativa de Conflitos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Tem experiência na área de comunicação e mediação, atuando em docência e pesquisa, principalmente nos temas concernentes à juventude, tribos urbanas, sociopatias migratórias, psicologia social, sociologia do cotidiano e antropologia urbana. Músico, compositor e radialista, com interesse em juventude e periferias de São Paulo, Lisboa e Paris
Rico Dalasam
Brasil
Cantor, compositor e rapper - São Paulo - SP - Brasil
Desafiando a normalidade nas questões musicais e de gênero, Rico Dalasam chama atenção da crítica nacional por seu ineditismo rítmico.
Rico Dalasam desafia a noção de normalidade na música e nas questões de gênero, inaugurando a cena queer rap do Brasil. Hoje, aos 25 anos de idade, após já ter trabalhado como cabelereiro e editor de moda, ingressou no rap nacional, tornando-se uma das principais apostas da música nacional contemporânea.

Lançou, em 2015, seu primeiro trabalho, o EP Modo Diverso, reunindo 6 músicas autorais que narram suas experiências de vida enquanto jovem, negro e gay, morador da periferia da Grande São Paulo. Porta-voz de um discurso repleto de orgulho do que se vive e, principalmente do que se é, Rico Dalasam também já lançou dois videoclipes, das faixas "Aceite-C" e "Não posso esperar", nas principais redes de televisão do país, como MTV e Multishow, além de já ter atingido, através deles, mais de meio milhão de pessoas na internet. No dia 11 de março, lançou seu segundo álbum, “Dolores Dala, o Guardião do Alívio”, já todas as plataformas digitais. O álbum é descrito como uma fábula sobre nascer amuleto, entregar magia e morrer no encanto. “Tudo sob a perspectiva da afetividade preta”, nas palavras do artista.

Elizandra Souza
Brasil
Elizandra Souza, nascida em 1983 na periferia de São Paulo, cresceu em Nova Soure, pequena cidade da Bahia, terra natal de seus pais. Em 1996, retornou à capital paulista, momento em que conhece e inicia seu diálogo com a cultura hip-hop. Criadora do Mjiba, fanzine de poesia, que circulou entre 2001 e 2005, a autora começou a frequentar os Saraus da Cooperifa em 2004. Posteriormente, participou do jornal experimental Becos e Vielas com o objetivo de dar voz e visibilidade à cultura periférica. No ano de 2006, ingressou no curso de jornalismo e, a partir deste momento, recebeu convite da organização Ação Educativa para escrever a Agenda Cultural da Periferia.

A poetisa é autora do livro Águas da Cabaça, totalmente produzido, editado e publicado por jovens mulheres negras, lançado em outubro de 2012. É também coautora do livro de poesias Punga, com Akins Kintê, (2007), e tem participação em revistas e antologias literárias como: Literatura Marginal – Ato 3, Cadernos Negros, Negrafias, entre outras.

logo printa brasil

Nesta edição online, o PRINTA conta com recursos da Lei Aldir Blanc, Governo Federal, o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial da Cultura, a Lei Aldir Blanc, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Parceria da ONG NIX – Economia Criativa e Empreendedorismo Social.

printa@prumopro.com